segunda-feira, 3 de outubro de 2011

História da EMEF Alfredo Lopes


Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva localiza-se na Rua da Divisa, 277, no Bairro Morro 25. Foi criada no dia 28 de abril de 1953, pelo Decreto nº 452 da Prefeitura Municipal de Lajeado. Posteriormente, através do Decreto de Denominação, nº 24.105, que foi expedido em 24 de maio de 1968, passou a ser chamada por Alfredo Lopes da Silva.
O Decreto n° 1.769, expedido em 28 de março de 1979, reorganizou a escola, que passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Alfredo Lopes da Silva, atendendo de 1ª a 5ª série. O funcionamento da 6.ª série do ensino fundamental foi autorizado pela Portaria SE nº 583, de 26 de março de 1990, e o de 7.ª e 8.ª séries pela Portaria SE n.º 897, de 13 de agosto de 1992, homologada pelo Parecer CEED n.º 201/93, passando a designar-se de 1º Grau. A oferta de Educação Infantil foi autorizada, em 16 de maio de 1995, pelo Parecer n.º 530.
História da escola

A EMEF Alfredo Lopes da Silva iniciou suas atividades em 1º de maio de 1953, atendendo crianças de 1ª a 4ª série da localidade. No ano de 1979 foi reorganizada, recebendo autorização de funcionamento da 5ª série. Em 1982 foi autorizado o funcionamento da pré-escola. Em virtude da demanda dos alunos que concluíam a 5ª série, houve solicitação da comunidade escolar que se oferecesse todas as séries do ensino fundamental. A solicitação foi atendida, sendo implantada em 1990 a 6ª série e, no ano de 1992, a 7ª e a 8ª séries.
No ano de 2002, na gestão de Cláudio Pedro Schumacher, foi inaugurado o novo prédio da Escola. Em 2003 foi construído o ginásio de esportes, no espaço da antiga cancha, sendo instalada um ano depois, a praça de brinquedos.
Em 2005 foi implantado o Ensino Fundamental de nove anos. E em 2007 a escola organizou-se com salas ambientes, passando os períodos de aula a ser por hora relógio.
 
Quem era Alfredo Lopes da Silva?
Alfredo Lopes da Silva nasceu no dia 12 de maio de 1866 em Venâncio Aires. Era filho de Malaquias Lopes da Silva e de Mariana Lopes da Silva. Casou-se em primeiras núpcias com Lydia da Rocha e Silva, com quem teve sete filhos: Horácio, Adelino, Oscar, Raul, Osvaldo, Manoel e Abílio.
Após o falecimento de sua primeira esposa, casou-se com Universina da Rocha Silva, irmã da primeira esposa, tendo com ela também sete filhos: Amélia, Alzira, Ayda, Odila, Sueli, Marina e Alfredo. As duas esposas eram irmãs de Aleixo da Rocha e Silva, pai do ex-presidente da República Arthur da Costa e Silva.
Em 1905, Alfredo Lopes da Silva transferiu residência de Venâncio Aires para São Gabriel de Estrela, sexto distrito de Lajeado, hoje Cruzeiro do Sul.
Alfredo Lopes da Silva foi comerciante e industrialista de erva-mate. Deixou para seus filhos a tradição de ervateiro. Além de comerciante e industrial, foi durante muitos anos criador de cavalos puro-sangue na granja Lopes, no Passo de Estrela, conhecida granja Soares.
Um detalhe em relação a sua criação de cavalos de raça: depois de sua morte, os filhos, ao abrirem um cofre de sua propriedade, encontraram sete medalhas de ouro e seis de prata conquistadas no Jóquei-Clube do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nas exposições de animais puro-sangue. As medalhas foram distribuídas entre seus filhos.
Chefe de família de 13 filhos, foi avô dedicado e digno. Deixou um nome honrado como principal herança para sua grande descendência. Filho de pais pobres tornou-se carroceiro e daí galgou as funções de industrialista, comerciante e criador, graças ao seu espírito de trabalho e honestidade.
Seu nome foi escolhido para a escola por ter sido o doador do terreno na qual ela está construída.

Um comentário: